Comunicado da Presidente da Associação Portuguesa de Astrologia



Estimados membros, leitores, simpatizantes da nossa associação, é com profundo sentimento de felicidade que brindo convosco a passagem de um novo ano. Uma pequena reflexão deste ano de 2016, onde vários altos e baixos trouxeram o devido equilíbrio. Ao procuramos manter um grupo de pessoas, dentro de uma regência de valores, com uma razão e um propósito, o crescimento é uma constante. Ao completarmos quase 5 anos de existência orgulhamo-nos do caminho traçado, na constante firmeza de propósito na meta a alcançar, com a certeza de objetivos a serem cumpridos. Entre as mudanças e inovações que fomos introduzindo e uma equipa de voluntários que a cada dia procura ajudar a Aspas, podemos dizer que esta a ser um enorme presente a realização do 1º Congresso Internacional de Astrologia, a realizar em fevereiro no Fórum da Maia, e que se será mais um marco na história da astrologia em Portugal, a semelhança do 1º Simpósio Luso-Brasileiro que se realizou em março de 2015. Uma reunião de astrólogos, simpatizantes, membros e amigos que se reencontram, partilharam e buscaram novos saberes em diversas línguas. 
A missão da Aspas passa por criar pontes e o resultado prático tem sido o número crescente de membros, de parceiros e amigos que dentro de um mundo cada dia mais competitivo, cada vez com mais vontade de vencer, os princípios humanos e a capacidade de partilhar, doar e apoiar formam esta nossa associação que se orgulha de poder manter como seu lema, “Juntos Fazemos a Diferença”. Mas este ano não foi apenas a realização do Congresso, mas o apoio permanente do Vereador da Cultura da Camara Municipal de Gaia, com a disponibilidade da Casa Barbot-Casa da Cultura, pela sua diretoria Marina Fonseca, permitindo todos os meses, eventos gratuitos para o público em geral, dando a oportunidade de cumprirmos a nossa missão. O canal de televisão, PortoCanal, da nossa região, que nos últimos 4 anos, nos tem premitido levar até ao telespectador, a rubrica diária no programa "Grandes Manhãs" - "Pergunte ao Astrólogo". O reconhecimento de nossos leitores, e o aumento da assinatura anual do Jornal Astrológico 4 Estações, com novo design e novos conteúdos, novos apoios e parcerias, mostra-nos o caminho a percorrer, unindo, apoiando e acreditando que mesmo quando tudo parece estar a escassear, algo surge e o ajuste traz maior expansão e crescimento. O nosso foco vai continuar a ser mais membros, mais seguidores, mais patrocínios, contribuindo para que a Aspas continue a crescer e a reforçar-se como referência nacional e internacional. 
Este será um ano marcante para a Aspas, oficializando a sua internacionalização. 
Prosseguiremos ainda com o propósito de diariamente levar ao público em geral a qualidade da astrologia aplicada em língua portuguesa, nas redes sociais, nos média, intervindo em matérias públicas que denigram a imagem do astrólogo, e procurando que cada membro cumpra com o Código de Ética, assumindo a nossa obrigação individual de contribuir para a credibilidade da astrologia em Portugal. 
Não posso deixar de enaltecer, uma vez mais, a preciosa colaboração dos conselheiros, parceiros, membros e órgãos sociais, que foram os grandes obreiros de diversos triunfos marcantes. Sem o apoio incondicional dos referidos, jamais esta associação poderia ter nascido e caminhe para a realização dos objetivos propostos. 
Sempre acreditei que na vida um homem vale não pelas suas quedas, mas pelo seu levantar, encontrando no seu caminho pessoas que o ajudam a realizar o que de início parecia impossível. O sonho marca imperativamente a vida de um Ser quando na sua firmeza de propósito, apoiada na ajuda ao próximo, ultrapassa os obstáculos que vai encontrando, não só para o desafiar a não desistir, como também para lhe permitir aprimorar o que vai traçando ao longo do seu percurso. 
Na caminhada sempre acreditei que cada ser que nos despreza, nos deita ao chão, nos difama, nos bloqueia o caminho, ajuda-nos a ver um caminho diferente, e permite-nos desafiar a nossa essência, dando firmeza de propósito. Ajuda-nos a libertar para poder focar, aquilo que se prende ser um bem maior. Estes padrões levam ao respeito, união e expansão da nossa associação que, apesar de ainda muito jovem, continuará no próximo ano a levar ainda mais longe a sua missão. Apesar da juventude a referência internacional é já uma realidade. A Aspas acredita que ao equilibrar a qualidade versus quantidade consegue levar ao público o melhor da astrologia em língua portuguesa. 
A gratidão ultrapassa qualquer palavra que possa proferir. O sentimento de poder criar partilha de saberes, divulgar a grande qualidade astrológica que temos e, acima de tudo, unir seres humanos, deixa-me apenas com a convicção de que caminharei sempre em prol dos meus objetivos e que juntos fazemos a diferença! 
Sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer, mas continuaremos a expandir, a criar pontes que nos liguem uns aos outros em prol da astrologia, que será o orientador para levar a cabo os objetivos que nos definem como Associação Portuguesa de Astrologia. 
A expansão de cada membro, a capacidade da Aspas ter conseguido levar ao público vários colegas, que estaria ainda na sombra, se a Aspas não os levasse ao seu conhecimento. Mas este é o nosso propósito, por isso, não precisamos de medalhas, ou louvores, apenas da certeza que estamos fieis aos nossos valores. 
Que neste novo ano onde os antigos padrões cada dia substituem novos, com as bases necessárias para cada um poder viver a magia da vida, levando a um mundo mais unido, aceitando a diferença e trabalhando cada dia na aceitação e na esperança de um mundo mais equilibrado. 
Em nome da Aspas é um privilégio desejar a todos um ano recheado de realizações, esperança e de pontes que permitam atravessar os vossos sonhos numa realidade constante. Um Natal com o maior presente de todos, o abraço, o carinho e o amor de cada ser que nos acompanha no dia-a-dia e nos permite sentir seguros e capazes de superar as dificuldades.  
Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Presidente e Fundadora da Aspas - Associação Portuguesa de Astrologia
Isabel Guimarães

Comentários